quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Vicente Limongi Netto

Injustiça com Hélio Fernandes

Um absurdo que precisa ser revelado, denunciado e destacado: há quase 9 meses o STF decidiu, por unanimidade, que a União pague indenização de 10 milhões de reais ao jornal carioca Tribuna da Imprensa. Até hoje o jornalista Hélio Fernandes, preso, confinado, cassado e perseguido pela ditadura e pelos hipócritas poderosos de plantão, não recebeu um centavo. Pobre Brasil onde uma decisão da Suprema Corte não é cumprida. Como confiar, então, nesta justiça tão melancolicamente injusta e covarde?

Antipático perdedor Mercadante

Desempregado, sem mandato, o antipático, para dizer o mínimo, senador Aloisio Mercadante, insiste em ser um poço de mágoas e ressentimentos. Raros gostam dele no meio político. Não é flor que se cheire. Não tem boa convivência com os colegas. Deixa o Senado melancolicamente, espalhando torpes maledicências contra aliados de Lula e Dilma, como Sarney e Renan. Creio que Dilma terá problemas sérios com a classe política, caso escale figuras arrogantes como Mercadante para algum cargo importante. Mercadante não é boa companhia nem bom conselheiro para governante que deseja trabalhar pelo bem da coletividade. Não soma, divide. Não une, afasta.

Santo novo não tem vez no Senado

Análise não é chute. Escrevi dia 5 que Cid Gomes pegou insolação ao propor Aécio na presidência do Senado. A disputa é e será entre José Sarney, Renan Calheiros e Edison Lobão. Embora negue, Sarney vem sendo pressionado pela própria presidenta Dilma, por quem tem um imenso carinho. Santo novo não tem vez na Câmara Alta. Como bem cunhou Romário, o sujeito mal chegou e já quer sentar na janela. Sem essa. Plantações são inúteis. O interessado pode se encantar, mas na verdade só estar sendo fritado pelo "fogo amigo". Tolice alegar que o fulano é amigo de Lula, etc. Na Câmara Federal até pode ser. Algum novato pode se assanhar. Mesmo assim é difícil e raro. No Senado, nem uma coisa nem outra. É preciso ter lastro. Não apenas grana. De início, para começar o jogo, o candidato natural é a recondução de Sarney. O senador acadêmico disse recentemente para Cláudio Humberto que não quer mais permanecer no importante cargo. Quem não quer nem pode sou eu. Lula e Dilma sabem e não perdem de vista que Sarney é competente e forte aliado de primeira hora. Contudo, na mesma linha, também aplaudem e destacam as qualidades de Renan Calheiros e Edison Lobão. Ambos também ex-presidentes da Câmara Alta. O jogo é jogado, o lambari é pescado.

Tiririca venceu novamente

Aleluia! Parabéns aos gênios do TRE paulista: comprovaram que Tiririca, campeão dos votos, realmente sabe ler e escrever. A honra da Pátria amada foi salva. Para desapontamento dos venais, demagogos e hipócritas, que, assim, terão que inventar outra asnice para continuar suas vidinhas medíocres. Embora se julguem os máximos, letrados e até acadêmicos. Muitos sabidões continuarão tripudiando na figura simples de Tiririca, na falta de algo mais útil e sensato para fazer. A culpa não é de Tiririca, nem dos milhões de eleitores que confiaram nele, mas nos arrogantes e prepotentes que fazem as leis.

Cristovam Buarque: o Rei do Lero-Lero voltou

O mestre da demagogia voltou com toda corda. Reeleito, azar de quem votou nele, já que não faz rigorosamente nada de útil pela população de Brasilia, agora criou novo lero-lero: o cartão felicidade para todos. O carnê do baú é melhor. O pior é que o Senado passa a impressão para o povo que não tem mais nada de objetivo e realmente sensato para fazer, para decidir, para aprovar. Teremos que aguentar o rei do cuspe à distãncia, com suas intermináveis abobrinhas. Lamentável. Grande infelicidade.

O parvo Márcio Souza

No artiguete "Vitória Épica do Povo", A Crítica do dia 07.11. o parvalhão Márcio Souza foi intolerante, injusto, torpe, covarde e leviano com a superintendente da Suframa, economista Flávia Grosso. O pseudo letrado e acadêmico de meia pataca deveria patentear, orgulhoso, suas colossais grosserias. Nas suas diatribes, porém, Márcio fez questão de ser dócil com o governador eleito Omar Aziz e com o prefeito Amazonino Mendes. Claro, é mais cômodo insultar uma mulher, no caso uma profissional qualificada e dedicada no seu ofício, como incontestavelmente é Flávia Grosso. Foi na gestão de Flávia que comprovou-se que o polo industrial de Manaus ajudou a reduzir em 85% o desmatamento do Amazonas. Foi também na atual gestão da Suframa que constatou-se que perto de 80 fábricas têm certificado de gestão ambiental de reconhecimento internacional e outras dezenas delas estão com seus processos em andamento. Jogar as patas no polo de Manaus que ajuda no desenvolvimento do Amazonas e do país, é enorme e venal sandice. Freud explicaria: o problema crônico de Márcio Souza é raiva, amargura e ressentimento. Conheci de perto vários superintendentes da Suframa. Todos operosos e responsáveis que enfrentaram e venceram obstáculos e circunstâncias mais diversas. Porém, a meu ver, nenhum deles superou Flávia Grosso em eficiência, correção, dedicação e espírito público. Flávia trabalha em sintonia com os governos estaduais e federal. Os esforços da superintendente são reconhecidos e aplaudidos em todas as camadas sociais e pelos empresários. Suas determinações visam o bem comum e o interesse ccoletivo.

Covardia

Cláudio Humberto informa-revela que a cúpula do PT faz chacota com Renan Calheiros, fato que Cláudio Humberto considera maldade. Na verdade, a meu ver, não é maldade, é canalhice e covardia, mesmo. Não se trata com piadinhas infames um companheiro e aliado competente, de todas as horas, sobetudo das horas difíceis, como sempre foi e é o senador Renan Calheiros. Quem age assim, no PT ou onde for, é moleque e cafajeste. Duvido que Dilma concorde com estas colocações de autênticos ordinários, feitas por colegas seus do PT. Os beócios deveriam saber que a estrada da vida tem mão e contramão.Estão botando as manguinhas de fora muito cedo.


Coluna da Hildegard Angel de 09/11

Fotos: Sebastião Marinho

O futuro vice-presidente do Brasil, deputado Michel Temer, é papo firme: combinou com ele, tá combinado. Mesmo tendo estado no Rio no fim de semana para o casamento da filha do deputado Henrique Alves e tendo, em seguida, retornado a Brasília, mesm no turbilhão do comando da equipe de transição do Governo, mesmo sob a pressão dos que pleiteiam cargos no governo Dilma/Temer, ele não fez forfait: compareceu, como fora previamente combinado, à honrosa homenagem prestada a ele pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, com a outorga do Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal, feita pelo presidente da casa, Thiers Montebello. Foram agraciadas personalidades que reconhecidamente conferiram relevância e expressão ao Sistema Tribunal de Contas, em prol da transparência das contas públicas. Além de Michel, eles eram o presidente de honra da Fifa, João Havelange, o jurista Juarez Freitas e o presidente do Tribunal de Contas da Espanha, Manuel Núñes Pérez...
Depois da solenidade no Tribunal, auditório superlotado, Montebello recebeu homenageados e amigos para jantar na Casa Julieta de Serpa... e depois eu conto mais...

Deu no "360 graus", da Jane Godoy


Cineasta

A artista plástica brasiliense, Joana Limongi (foto), produziu o curta “Furo da agulha”, da diretora e fotógrafa Fernanda Brito. O filme se passa na década de 1980, em São Paulo, sob o ponto de vista de uma garotinha de 9 anos, interpretada por Manuela Dib, que sai em um domingo para fotografar a cidade com suas diversas câmeras e seus ângulos, descobrindo seu universo de fantasia e magia da fotografia. A finalização é de Ricardo Calaça e André Neves, da Locomotiva Filmes. Joana Limongi também dirigiu o curta “A descoberta do mel”, exibido em 2009 na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Leis mais duras para assassinos

Até quando, meu Deus, teremos que suportar e conviver com assassinos e maníacos que matam nossas crianças, nossos filhos e nossos netos e ficam na maioria das vezes impunes? Nossos governantes e políticos precisam deixar a retórica frágil, covarde e demagógica de lado e iniciar realmente uma cruzada nacional que ponha fim a tanta brutalidade. Outro ordinário e canalha acaba de assassinar uma garotinha de apenas 9 anos de idade. Exatamente a idade da minha neta. Como posso dormir sossegado com isso? Como confortar a família de mais esta criança assassinada? Dizer o que para eles que realmente faça sentido? Entre magistrados, policiais, jornalistas e políticos, seguramente existem muitos que têm orgulho de seus netos, que passam momentos felizes com eles. Quando contribuirão para finalmente o Brasil adotar leis severas e enérgicas, que façam com que assassinos sejam presos e não sejam mais beneficiados com indultos, por boa conduta(que blasfêmia!), e outras brechas das frouxas leis atuais que servem apenas para beneficiar bandidos? Já é hora de se adotar no Brasil a pena de morte ou, pelo menos, diante de tanta insanidade, prisão perpétua. No exterior, assassinos e estupradores não têm moleza, são punidos exemplarmente. Não desejo que isso aconteça. Jamais. Longe de mim. Mas de quando em vez penso que os poderosos só acordarão para o grave problema quando acontecer uma desgraça, uma tragédia assim, dentro de suas famílias, como aconteceu agora com esta criança de 9 anos. Na falta de leis que coloquem assassinos na cadeia mofando até morrer, peço que todos procurem zelar por suas crianças. Saber onde foram, onde estão. Não permitir que saiam sozinhas. Nem ao menos na esquina ou na locadora. Não é paranóia. É a triste e medonha insegurança que insiste em tomar conta de nossas existências.

Blog do Limongi

Nenhum comentário:

Postar um comentário