segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Agora ministro, Garibaldi muda opinião sobre fator previdenciário

Na véspera da eleição, senador votou a favor do fim do cálculo para aposentadorias; ao iG,ele reconhece pressões políticas na área
Adriano Ceolin, iG Brasília

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), 63 anos, votou a favor do fim do fator previdenciário. Recém indicado pela presidente eleita Dilma Rousseff como ministro da Previdência, ele disse, em entrevista ao iG, que irá rever sua posição.
Em maio deste ano, o Senado derrubou o fator previdenciário -- cálculo criado em 1999 para reduzir o valor das novas aposentadorias concedidas, a fim de aliviar o déficit na Previdência. Às vésperas da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de vetar a proposta.
De iniciativa do senador Paulo Paim (PT-RS), o fim do fator previdenciário ganhou o apoio de seus colegas porque entidades representantes de aposentados e pensionistas pressionaram o Congresso. Na época, Garibaldi foi um dos senadores que apoiou o colega petista.
“Eu votei a favor da emenda do Paulo Paim, inclusive porque foi por unanimidade a votação”, disse Garibaldi. “Hoje eu teria já que me inclinar para uma posição mais moderada”, reconheceu. O novo ministro disse que a presidente eleita -- com quem ele conversou por cerca de 20 minutos -- vê com dificuldades a realização de uma reforma da Previdência.
Sobre mudança de opinião, Garibaldi diz acreditar que a população vai compreender. Confira os principais trechos da entrevista que Garibaldi concedeu ao iG, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário