segunda-feira, 14 de março de 2011

Auditoria Cidadã da Dívida: um imperativo para o Brasil




Fonte: Banco Central (abril/2010) e Secretaria de Previdência Complementar (Estatística Mensal– Dez/2009)

Nota 1: A rubrica “Fundos de Pensão” inclui recursos desses Fundos que se encontram aplicados em Fundos de Investimento de Renda Fixa. Consequentemente, a rubrica "Fundos de Investimento" aparece descontada destes recursos.

Nota 2: A rubrica “Bancos Nacionais e Estrangeiros” inclui os Títulos Vinculados (que representam principalmente o depósito, junto ao BC, pelas instituições financeiras, de títulos públicos como garantia de operações em Bolsa de Valores) e as “Operações de Mercado Aberto” (que significam a retirada de moeda de circulação mediante entrega às instituições financeiras dos títulos públicos em poder do Banco Central).

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Governo anuncia privatização da Previdência dos servidores públicos

O Jornal O Globo mostra que o governo já planeja uma nova Reforma da Previdência, tanto dos servidores públicos, como também do INSS. No caso dos servidores públicos, a idéia seria completar a Reforma de 2003 implementando os Fundos de Pensão - ou seja, a privatização da Previdência - sob o argumento de que o governo não tem recursos para manter o sistema atual.
De acordo com a proposta que já tramita na Câmara dos Deputados (Projeto de Lei 1.992/2007), os novos servidores públicos terão sua aposentadoria limitada ao teto do INSS e para receber mais, terão de contribuir para Fundo de Pensão na modalidade “contribuição definida”, ou seja, no qual se sabe o valor da contribuição mas o valor do benefício é incerto, resultante do rendimento das aplicações financeiras do Fundo.
Segundo o PL 1992/2007, os atuais servidores somente irão aderir ao Fundo se quiserem, o que poderia dar a entender que eles estariam livres da reforma. Porém, é importante ressaltar que, atualmente, são muitos os casos de categorias que, quando se aposentam, têm seu salário drasticamente reduzido, devido à política de “quebra de paridade”, ou seja, a concessão de gratificações aos servidores ativos que não são estendidas aos aposentados. Desta forma, muitos servidores atuais podem ser induzidos a aderir também aos Fundos.
Importante ressaltar também que a instituição destes fundos causará, num primeiro momento, grande prejuízo às contas públicas, visto que o governo perderia uma importante parcela da contribuição previdenciária dos servidores, que passariam a contribuir para tais Fundos.
E a quem interessa esta reforma? O Artigo 15 do PL 1992 diz que a administração dos recursos dos Fundos “deverá ser realizada mediante a contratação de instituições autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM para o exercício da administração de carteira de valores mobiliários.”, ou seja, grandes bancos, que ficarão com uma enorme massa de recursos, e ainda cobrando uma significativa taxa de administração.
Desta forma, há o risco de que, em momentos de crise, os ativos dos Fundos sejam destinados a “micos”, tais como títulos da dívida pública, tal como ocorrido na Argentina, cuja moratória prejudicou fortemente os aposentados. Por outro lado, os grandes rentistas que acompanham diariamente o mercado financeiro sempre sabem a hora certa de se desfazerem de títulos ou papéis “podres” e repassá-los para seus clientes, tal como ocorrido com aposentados italianos, que acabaram ficando com títulos da dívida argentina.
Ao mesmo tempo em que alega falta de recursos para a Previdência dos servidores, o mesmo governo admite que há uma farra de empréstimos externos contraídos por empresas instaladas no Brasil, devido às altíssimas taxas de juros vigentes no país. Tais empresas tomam empréstimos no exterior a juros baixíssimos, e podem usar tais recursos para ganhar os maiores juros do mundo na dívida “interna” (Empréstimo externo pode ser taxado: Governo estuda taxar empréstimo externo).
Porém, para tentar reduzir esta farra, o governo apenas acena com o reestabelecimento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% sobre estas operações, percentual este irrisório se comparado às altíssimas taxas de juros brasileiras, de 12% ao ano ou mais.

Do http://www.divida-auditoriacidada.org.br/

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