sábado, 9 de fevereiro de 2013

Jayr Dezolt

Associação livre

Do mesmo modo que hoje escrevo, amanhã falo e descrevo. Depois que me despeço, volto a despedir-me e ajudo a despedir de novo. Para que falo, para que ouço, se não me calo e não me toco. Deslizo devagar, mas ininterruptamente, sem esperar a resposta porque perguntas não fiz. Devolvo a angústia parada na garganta e vejo que ela persiste, embora mais suave, porém presente. Descubro a saída, mas não a uso. Receio o novo caminho, porque só conheço o velho. Mais tarde mudo de opinião e tento de novo. Não sinto nada mais que uma nova emoção, a emoção de tentar e descobrir que o novo é bom. Vivo outra vez a estranheza do inusitado e quase não me dou conta de que estava apenas repetindo uma experiência anterior. Foi como sonhar acordado e sentir um sonho acabado, sendo apenas um sonho. Busquei a luz e vi a escuridão ao longe, porém ameaçadora. Agressiva em sua forma, em seu cheiro, sua bruma, seu mistério e em sua impenetrabilidade. Prefiro o clarão, mas constato que ele é tão escuro e impenetrável quanto o é a escuridão. Às vezes cega, igual ao que se passa com a escuridão. Associo o frio à escuridão e, com o frio, mais a temo. Fascina-me o esplendor do céu. A qualquer hora. Agrada-me o céu nublado, seja de nuvens brancas ou negras. Neste último caso, sinto-me como se estivesse protegido, abrigado, no útero materno. Com as nuvens claras me vem a emoção da beleza inaudita. O horizonte, às vezes, me desperta uma saudade ou melancolia incompreensíveis. Transporto-me, parece, a um outro plano da existência. “Desligo-me”, ou sou desligado, por segundos, do plano “normal”, alçando-me a uma outra dimensão, a qual não sei explicar, apenas sentir. Os ventos. Eles me trazem uma certa tristeza, até mesmo quando são agradáveis ao corpo, à face, aos cabelos. No frio intenso do inverno, os ventos me parecem “mortais”, avivadores das feridas, das tristezas e das melancolias, que teimam em não cicatrizar, em permanecer!

Jayr Dezolt é funcionário aposentado do BC. Pai e esposo dedicado à família. Amigo sincero. Cidadão brasileiro exemplar e, como modestamente gosta de dizer, alma poética “sem compromisso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário