terça-feira, 30 de setembro de 2014

Adriano Benayon recomenda candidatos que se preocupam com a Dívida Pública

Com um extenso currículo, o doutor em economia, diplomata de carreira, professor universitário, além de autor de livros, Adriano Benayon, é referência entre os economistas brasileiros. Abaixo, ele destaca a importância das candidaturas de Maria Lucia Fattorelli, Roberto Requião e Dra. Clair, para o avanço no debate sobre a dívida pública e a justiça social. Confira:

"Prezados leitores, correspondentes e amigos,
Estou-lhes enviando esta mensagem para recomendar o voto em Maria Lucia Fattorelli 5050,para deputada federal no DF, e em Roberto Requião 15, para governador do Paraná. Também, na Dra. Clair 5499, deputada federal no Paraná. Queria, ainda, pedir aos que residem em outros Estados, a bondade de transmitirem esta mensagem a seus amigos, conhecidos, parentes e correligionários que votam no Paraná e no Distrito Federal.
Por que a ênfase nestes candidatos?

 
MARIA LUCIA FATTORELLI 5050 - DF

Porque é fundamental ter, na Câmara Federal, uma representante firmemente orientada pelo bem-público e que trabalha incansavelmente, há mais de 13 anos, para terminar com o maior dos abusos financeiros e  orçamentários contra o País, o do serviço da dívida pública, que nos está custando um trilhão de reais por ano: quase 20% do PIB. Logo após aposentar-se, a auditora fiscal Maria Fattorelli começou a construir, em 2001, a Auditoria Cidadã da Dívida, entidade que é hoje bela realidade, com sua  Coordenação nacional, por ela dirigida em Brasília, e por importantes centros regionais em bom número de capitais de Estados. Com recursos só dela própria e de outras abnegadas pessoas físicas, formou essa organização, mercê de muito trabalho e de sua capacidade de liderança e de organização. A Auditoria Cidadã   busca e sistematiza informações sobre as origens da dívida pública, sobre seu custo para à União e para os Estados, e sobre seu crescimento, devido às taxas de juros injustificadamente altas que o Banco Central determina recair sobre os títulos do Tesouro Nacional. Essa missão é importantíssima, ainda mais porque esses dados não são adequadamente abertos aos cidadãos, pelas próprias fontes oficiais, e são ocultados pela grande mídia, a serviço dos bancos e dos demais concentradores financeiros, empresas transnacionais e banqueiros da oligarquia mundial. Também vale lembrar os incansáveis esforços de Fattorelli para que o Congresso Nacional cumpra o disposto no art. 26 do ADCT da Constituição Federal e crie a comissão mista, ali prevista, para o exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento. Dada a composição do Congresso Nacional, em que a nação é sub-representada, e os concentradores financeiros são super-representados, Fattorelli ainda não logrou êxito nos esforços junto a esse poder, mas já conseguiu muitos resultados, em termos de esclarecimento de parlamentares e de milhares de cidadãos. A Auditoria Cidadã da Dívida tem também agido continuadamente  junto ao Ministério Público, TCU e Tribunais superiores, CNJ etc.  Além disso, Fattorelli prestou enorme colaboração à CPI da Câmara dos Deputados que funcionou em 2009/2010 e propiciou levantamentos significativos, embora não fosse concluída satisfatoriamente, em razão do boicote dos grandes partidos. Além disso, Fattorelli continuou e continua a promover a realização de seminários e debates, com a colaboração de especialistas e conhecedores das diversas questões envolvidas pela dívida.   Tem crescido, assim, a consciência de grande número de brasileiros sobre o modo estão sendo espoliados e o sobre o caminho para sair disso. Em virtude de sua excepcional proficiência na questão das dívidas públicas e nos métodos de investigação de seus fatos geradores, Fattorelli, convidada pelo presidente do Equador, Rafael Correa, assessorou o governo desse país na Auditoria ali se realizada, a reduzidas em 70%.

ROBERTO REQUIÃO 15 - PR

É de inestimável importância para o Brasil que o senador e ex-governador Requião volte ao governo do Paraná. Ele está, há 30 anos, na política. No caso dele, isso significa excepcional experiência acumulada em mandatos exercidos com probidade, competência e comprometimento com os interesses nacionais. Coerência, austeridade e coragem caracterizaram a vida política de Roberto Requião. Olhando as candidaturas a governador,  não se vê outra, mesmo em outros grandes Estados, que nos dê a perspectiva de uma administração exemplar, capaz de abrir novos rumos para o País. À frente do Paraná,  entre 2003 e 2010, Roberto Requião liderou seu governo, conseguindo índices históricos de realizações, como a geração recorde de empregos com carteira assinada, e de redução da miséria e queda da mortalidade infantil. Investimentos inéditos em educação, saúde e segurança, além do fomento  à agricultura familiar e às políticas de inclusão social,  garantiram a elevação da  qualidade de vida no Estado. Ao mesmo tempo, Requião tornou mais progressiva a estrutura tributária e fez investimentos pesados em infra-estrutura, que  prepararam o Estado para o futuro. 


DRA. CLAIR – 5499 – deputada federal, Paraná
Seria também magnífico se ajudássemos a eleger deputada federal, no Paraná, a Dra. Clair – 5499.  Ela exerceu esse cargo, de 2002 a 2006, sempre com atuação honesta e impecável em defesa do País e de uma sociedade mais equilibrada. Não tenho dúvida alguma de que a Dra. Clair Martins, na Câmara Federal,  trabalhará denodadamente pelas causas de maior interesse do povo brasileiro, inclusive lutando juntamente com Maria Fattorelli, pela auditoria da dívida federal e das dívidas estaduais, bem como pela revisão dessas dívidas. Há que sacudir o Congresso e tirá-lo da passividade com que se tem portado até mesmo diante dos juros e encargos draconianos impostos aos Estados na dívida destes para com a União Federal.

Abraços,

Adriano Benayon"

Adriano Benayon é Doutor em Economia pela Universidade de Hamburgo e Advogado, OAB-DF nº 10.613, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professor da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores. Autor de “Globalização versus Desenvolvimento”abenayon@brturbo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário